quinta-feira, 27 de março de 2008

O que é moda, afinal?









A moda é um sistema que integra o simples uso das roupas no dia-dia num contexto maior, político, social, sociológico. Moda é muito mais que roupa, moda é atitude, é um estilo de vida. A palavra moda vem do latim "modus", que significa "modo", "maneira" que em inglês é "fashion", vindo do Francês "façon" que também significa "modo", "maneira".



Hoje estamos acostumados com a moda abrangendo desfiles, modismo, tendências. Mas nem sempre foi assim. Este conceito apareceu no final da Idade Média (séc. XV), no início do renascimento, na corte de Borgonha (actualmente parte da França), a nossa querida "Marie Antoinette" que contratou uma moça para cuidar de sua vestimenta, nascendo aí a primeira estilista conhecida da história Rosa Bertin.






O enriquecimento da corte e a vinda das pessoas para as áreas urbanas, levou ao desejo de imitar a burguesia e por sua vez a burguesia criava novos modelos a fim de se diferenciar da corte. Já na sociedade democrática do século XIX apareceram necessidades mais complexas de destinção entre as classes, e a moda se encarregou de fazer isso, a moda começou a tender necessidade de afirmação pessoal, do indivíduo como membro de um grupo e a expressar ideias e sentimento. É nessa época que começa a se diferenciar os tecidos e os modelos dos vestuários de homens e mulheres.






A partir dos anos 60 que se inicia a segunda etapa do vestuário contemporâneo, com novos valores entrando em cena. Agora a moda é seu primeiro cartão de visita, até ao acordar, abrir o armário e vestir-se, o seu look é como você se apresenta para o mundo e diz: Este sou eu, eu sou assim. Mas a moda também muitas vezes é vista como algo para iludir e enganar, para ajudar no disfarce de ser alguém que na verdade não se é, porque afinal a moda nos permite criar personagens de nós mesmos, para aumentar a auto estima, para nos enquadras em grupos que talves não conseguiríamos nos enquadrar e claro para passar uma boa aparência aos outros.






Para algumas pessoas quem "esta na moda" é uma certa elite, e isso desperta uma certa raiva, inveja, por parte de quem esta "de fora", mas o que muitos não entendem é que há também as modas dos guetos, dos nichos, a moda da contra cultura, alternativa, anti conformista, de protesto, entre outras. Muitos destes teriam uma certa vergonha de dizer que esta na moda, pois acha que isso representa futilidade, mas na verdade eles utilizam e muito da moda, estes que vestem o que sentem, o que estão afim, ditam muito mais a moda do que aqueles que simplesmente a seguem.







Algumas pessoas acreditavam que a moda sairia da moda a partir do século XXI, que as tendências, os desfiles e as coleções não influenciariam mais tanto assim, mas "hoje quando uma moda é lançada usa-se ou não". Mas hoje já percebemos que na verdade a moda esta encontrando muitas outras maneiras de seduzir as pessoas, encontrando, por exemplo, materiais ecológicamente correctos, trazendo a tecnologia para os tecidos inteligente e se preocupando cada vez mais com o conforto, saúde e prazer.


Por Marina Schuch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário