quinta-feira, 16 de outubro de 2008

União das Forças Homem - Natureza




PETRA (do grego “petrus” pedra) É um vale arqueológico situado na Jordânia, um vale muito curioso, pois todas as casas e templos foram esculpidos em pedras gigantescas, como? Com as mãos e ferramentas manuais, a partir do século VI a.C. pelos Nabateus.

Este povo era formado por nômades e estes “desejavam preservar sua liberdade chamando de sua pátria ao deserto, não plantavam trigo e não construíam casas”, como conta-nos Jeremias, no velho testamento, eles iriam surpreender a todos criando um império esculpindo sua capital – Petra. Mas existe uma lenda, onde algumas tribos árabes diziam no passado que Petra não teria sido esculpida. Na verdade, segundo eles, os Nabateus foram punidos por Deus que fez a cidade ficar toda coberta pelas pedras.

Seu estilo arquitetônico é bem variado devido ao fato de ter sido habitada por povos diferente - Assírios, Egípcios, Romanos e Helenísticos, estes também deram sua contribuição para Petra, tornando-a um exemplo de fusão de culturas, Petra também sofreu diversos terremotos com o passar do tempo e alguns prédios ficavam muito danificados, estes então eram reesculpildos ou derrubados.
Outra curiosidade muito interessante dessa região é o fato que ninguém sabe o que se passou ali entre os anos de 1276 e 1812, pois não foram encontradas escrituras e por muito tempo Petra foi apenas mais uma lenda Árabe.


A meu ver Petra simboliza acima de tudo a bela união Natureza – Homem, pois podemos pegar uma simples pedra e transformá-la em uma cidade que suporta 30 mil habitantes, podemos pegar o casulo de uma pequeno animal e transformá-lo em um maravilhoso vestido de seda. Essa é a verdadeira maravilha que toda humanidade deve observar, não medir forças com a natureza, mas sim unir habilidade com grandeza, engenhosidade com simplicidade. É isso que fazemos na moda, pegamos elementos diversos, que sozinhos não fazem diferença e os transformamos em engenhosos elementos do qual não conseguimos mais viver sem.

Um comentário: