quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Barack e Michelle Obama, será o início da verdadeira globalização?

A bem pouco tempo atrás, se falava muito e ás vezes se reclamava da constante inovação que a moda nos exige, ter que lançar duas coleções ao ano, que depois passou pra quatro e hoje virou em praticamente oito, existem marcas de departamento que lançam novos modelos de quinze em quinze dias, mas e essa inovação constante, só existe no mundo da moda?

Não, quantos videogames, perfumes, carros, embalagens, promoções, comerciais e cadeiras diferentes são lançadas ao ano? O conceito de mudança e inovação se espalhou mercado a fora, e hoje é quase como uma verdade absoluta, os bancos a cada semana lançam novos planos e promoções, as músicas cada dia uma diferente nas paradas de sucesso, se você jogar no Google a palavra lançamento terá 23.500.000 resultados, mais ainda que a palavra tendência que é consagrada como uma palavra muito utilizada, com 20.300.000 resultados.

Eu vejo essa sede de mudança até mesmo nas eleições dos EUA. Tomou posse neste dia 20 de janeiro o primeiro presidente afro-descendente dos Estados Unidos da América Barack Obama. Sua esposa Michelle Obama, também afro-descendente vestia no dia da posse uma estilista cubana, Isabel Toledo e Jason Wu de Taiwan. Se formos atrás dos estilistas que a primeira dama geralmente veste, encontramos a chilena María Corneso, outro estilista cubano Narciso Rodrigues, Maria Pinto de Chicago e ainda a marca J.Crew. Na maioria estilistas menos conhecidos e com preços mais acessíveis, apesar disso, Michelle esta sempre bem vestida, não tem medo de ousar e é muito elogiada pelos seus modelitos, já pousou para a revista Vogue, foi considerada uma das mulheres mais bem vestidas da People e da Vanity Fair.

Será este o início da verdadeira globalização cultural? Pois até hoje já ouvi muito falar de globalização, tecnologia e acontecimentos, mas acho que globalização não é apenas saber e conhecer os acontecimentos e ter as tecnologias de outros lugares do mundo, globalização é na verdade viver a cultura de outros povos, é a mistura de costumes é a inexistência de preconceito, tanto racial, social, cultural, sexual e todos os “al” que podem existir. E agora um presidente Afro de um país inicialmente preconceituoso, que geralmente se fecha para o mundo, com uma primeira dama que veste estilistas de países emergentes e que faz tanto sucesso com sua vestimenta que até um site dedicado as marcas e estilistas que ela veste foi criado (
http://www.mrs-o.org/). Espero que este seja o inicio de uma verdadeira globalização mundial.

Só terei certeza que estamos realmente globalizados quando elegermos no Brasil um presidente Argentino e na Alemanha um Afro-descendente judeu. Brincadeira, acho que isso nunca vai acontecer.

5 comentários:

  1. achei super bacana ela usar o vestido de uma cubana.. mas achei mais legal ainda ele ser amarelo.. simbaliza dinheiro, esperança.. boa escolha né?
    bjoca

    ResponderExcluir
  2. Ai prima a primeira foto da Michele tá péssima hahahaha
    se é a Globalização não sei
    mas que eles são um charme...ah, isso são!


    bjos

    ResponderExcluir
  3. Sou uma histérica da era Obama. Amo o casal. Quase chorei quando eles dançaram "At last" hahahhaa

    A globalização já começou, por aqui estamos abrigando assassinos italianos.

    Mas se depender de Michelle, será charmosa.

    :*

    ResponderExcluir
  4. Marina, adorei o seu comentário sobre os meus desenhos no Click Moda. Sou fã do Ronaldo Fraga! :D
    Gostei muito do seu blog e do projeto. :)

    ResponderExcluir
  5. Ah, e ele já está nos favoritos aqui. :D

    ResponderExcluir