sábado, 16 de fevereiro de 2008

A moda nos anos 20!




Olá pessoas, estou desta vez abrangendo um assunto que é do meu interesse e acredito que o de muitos, a história da moda, pretendo voltar a este assunto muitas vezes aqui, e nesta edição venho falar dos grandes nomes a acontecimentos que marcaram uma década com muito glamour, inovações, festas, dança, conquistas femininas e que finalizou com uma grande tragédia, os anos 20.









Até o final dos anos 10, imperava na moda a silhueta "S", o busto reforçado e bumbum desenhado pra trás, onde a peça principal era o espartilho, essas roupas limitavam os movimentos da mulher.







Com a Primeira Guerra Mundial (1914-8), as mulheres se viram obrigadas a trabalhar, e dar a volta por cima, afinal muitas famílias haviam perdido todos os seus homens e estas precisavam sobreviver de algum modo. As enormes saias, onde se gastavam muitos metros de tecido, teriam de ficar menores, surgiu a calça saia, para facilitar as mulheres andas de bicicleta...



Foi observando estas necessidades que com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis, como as faixas e cintas, os espartilhos apertados, as saias amplas de múltiplos babados e franzidos do final do século 19.Livre dos espartilhos, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquilagem. A silhueta agora era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno.

Cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Faziam parte de todos os lançamentos com sucesso que marcaram a vida de Chanel. A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda.




Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 tido como o mais vendido no mundo, que a tornou milionária.




Observando a necessidade de economia e com a escassez de tecidos mais nobres, em 1916, Chanel introduziu na alta-costura o jérsei de malha, os trajes de tecidos xadrez e a moda escocesa, com blusas de malha fina, as calças boca-de-sino, as jaquetas curtas e os casacos cruzados na frente e acinturados em estilo militar. Foi ela também quem introduziu as falsas jóias ao mundo da moda.


Para a noite, Chanel criou vestidos em negro metálico, vermelho escarlate ou bege. Laços e paetês eram os únicos enfeites e não impedia que as mulheres se movimentassem com rapidez, ágeis como pedia a estética de um século onde tudo se tornava automatizado.


O vestido negro, simples, com gola e mangas largas e punhos, a jaqueta de corte reto e a saia simples foram inovações da estilista.



O nascimento do chamado "pretinho básico" data de 1926, quando uma ilustração na revista "Vogue" mostrava o vestido desenhado por Chanel, o primeiro entre vários que iria produzir ao longo de sua carreira.

Esta década também é chamada de "A era do Jazz", uma década de liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas - mulheres modernas (Essas libertas de todo peso das roupas e da submissão do século19). Agora mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção agora estava voltada para os tornozelos.

Em 1927, Jacques Doucet, um figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres, um escândalo para os mais conservadores, esta década também foi marcada pelas inovações na moda praia de Jean Patou, que também criava roupas para atrizes famosas e principalmente para a estrela tenista Suzanne Lengle.



No Brasil em 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna, que levou ao Teatro Municipal de São Paulo artistas plásticos, arquitetos, escritores, compositores e intérpretes, que foram recebidos, ao mesmo tempo, por aplausos e vaias, este foi o grande acontecimento cultural do período, que lançou as bases para a busca de uma identidade brasileira, que começou nos anos 30.


Esta também foi a era das inovações tecnológicas, a eletricidade, a modernização das fábricas, o rádio e o início do cinema falado, que principalmente nos Estados Unidos, criou um clima de prosperidade sem precedentes, constituindo um dos pilares chamado "American way of life" (O estilo de vida Americano), e até hoje podemos ver estes traços, em filmes tipicamente Americanos.



A bela euforia dos anos 20 chegou ao fim no dia 29 de outubro de 1929, com a queda da bolsa de Nova York, de um dia para o outro as pessoas viram a economia do mundo todo ser afetada. E os anos seguintes ficaram conhecidos como a Grande Depressão, caracterizados por inúmeras falências, desemprego e desespero...


Abraços Marina Schuch.

3 comentários:

  1. Muito legal o blog... parabéns!!!

    Verônica Elias

    ResponderExcluir
  2. Marina... Parabéns, sua matéria sobre anos 20 está ótima. Fiquei curiosa sobre suas matérias sobre a moda das décadas seguintes... Não me diga que vou ficar na vontade...

    ResponderExcluir