segunda-feira, 31 de março de 2008

Ah! O tema vai ser esse?




Olá, hoje não vou postar pesquisas nem novidades, vou postar um dilema ao qual me deparei, que fez com que eu refletisse bastante.
Bom eu estudo moda na FEEVALE, mas tenho certeza, que este problema não é só de colegas meus, mas sim de todos que estudam moda e provavelmente outros cursos ligados a arte e criação.
“O tema em que vamos nos inspirar”. É este mesmo o problema, em criação praticamente todos os trabalhos são inspirados em alguma coisa, “um tema”, só que na faculdade este tema é imposto pelos professores e coordenadores do curso, é o mesmo tema para todos, ok! E daí?

O que mais vejo são reclamações: “A porque esse tema?”, “Eu queria escolher outro”, “a que droga, eu não sei nada desse assunto o que vou fazer?”. Pois agora digo, “Que ótimo, mais um assunto que vou passar a dominar”. Se agente não sabe nada do assunto, fica mais fácil, porque fazemos nossa pesquisa e temos a mente mais limpa para criar, se agente domina o assunto, fica mais focado no conceito que já conhecemos e a pesquisa não adianta muito, não é?
Pois agora é que vem o pepino, fora da universidade, somos nós que escolhemos o assunto. Mas essa prática nos foi roubada, pois não tivemos a oportunidade de fazer isso em aula, errar e acertar. E agora?
Existem tantos assuntos a abordar, mas qual? Algum filme? Uma música? Um momento histórico? Uma atualidade? Uma cultura? Uma flor que seja!
Este é o meu dilema, tenho uma lista gigante sobre assuntos diversos, quero inovar, não vou escolher um assunto desgastado, como por exemplo “pinups”. Provavelmente no meu primeiro ano de faculdade teria escolhido este assunto. Quero um assunto inovador, que ninguém possa olhar minha coleção e compara-la com a de fulano ou siclano.

Estou escrevendo este desabafo, pra ver se tenho uma luz no decorrer da minha escrita e no desenrolar de minhas idéias e pensamentos. Mas vou admitir ta difícil, quanto mais penso nisso, mais confusa e sem chão fico. Cheguei ao ponto, de estar na madrugada trocando de canal na televisão, ver um filme e anota-lo na minha lista, cada dia que passa dezenas de assuntos caem na minha frente.
Agora preciso admitir, quem gosta de economizar trabalho, e não ta a fim de pensar muito tem mais é que agradecer aos professores de nos poupar desta crise de idéias, mas e agora, fora da faculdade? No mundo real, como é que agente fica?

Um baita aprendizado, que vamos ter que passar sozinhos, enfrentar as neuras e inventar nossa própria fórmula da “felicidade”.

2 comentários:

  1. Hahahaha,
    no jornalismo não escolhemos o tema... transmitimos a noticia... Mas vejo como um desafio em um mundo poluido de informações passá-las d eum jeito diferente enão monotono!!!

    Tudo carece de criatividade,
    essa traz diferencial e esse, quem não tyem hoje em dia tá perdido.

    bjo minha nega

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu bem!!!

    E com esse post (desabafo) vc conseguiu criar um tema muito bacana para o que estava pretendendo. E acredito no seu potencial e sei que conseguiras alcançar teu objetivo. Lute por hoje por que se o hoje não for agora ele poderá ser o amanhã... Bjos, Amo-te!!!

    ResponderExcluir